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Caro amigo Bitenca e equipe Motonline. Primeiramente um ótimo fim de ano e parabéns pelo excelente ano de 2010 recheado de matérias incríveis. Que 2011 nos traga muitas novidades e atualizações frequentes no site. Muito sucesso pra todos vocês, afinal quem ganha somos nós, leitores e entusiastas.
Gostaria de fazer uma pergunta: nos inúmeros lançamentos que nos fascinaram nos últimos meses, muitas fábricas (especialmente as européias) têm optado por maravilhosas balanças monobraço. Ducati Diavel, Hondas VFR e CrossRunner, MV Agusta, Triumph Speed Triple...
Do ponto de vista estético, é inegável o ganho obtido.
Do ponto de vista de um engenheiro e/ou entusista, imaginar o tempo que o projetista levou para esculpir aquela obra de arte - que também serve de balança na moto - nos deixa boquiabertos.
Bom, mas gostaria de saber se há algum ganho prático (dirigibilidade, agilidade, comportamento) ou construtivo, decorrente dessa escolha do fabricante que justifique o arranjo. O peso do conjunto pode ser menor nessa montagem?
Outra dúvida: como fica o ajuste de tensão da corrente, nos modelos que a utilizam (ex. ducatis, honda cb1000r, dentre outras)?
Um grande abraço a todos. Fabio
R: Olá Fabio,
Com certeza, a balança monobraço pode trazer vantagens além da estética.
A massa não sus
Utilizando materiais nobres os engenheiros conseguem uma peça mais rígida, forte e leve onde realmente é necessário, na região das conexões dos links, na proximidade do eixo da balança, passando pelas regiões onde atuam a grande força de tração provocada pela transmissão e terminando na própria fixação da roda, que é no único ponto, onde as forças culminam, no rolamento da roda. Contraria a essa força está o apoio a ser dado para a transmissão. No caso de cardan esse apoio feito pelo monobraço suporta forças de torção e no caso de corrente ou correias forças longitudinais.
Na verdade a construção da peça segue as tensões resultantes das forças que ela tem que suportar sob efeitos de alavancas, assim a sua conformação acaba por ter esse formato, bonito e intrigante.
Os ajustes da corrente seguem processos diversos. Os mais comuns são buchas excêntricas que ao virar o eixo da roda segue um arco que ajusta a tensão da corrente.
Abraços e que você tenha um ano de 2011 com muito sucesso.
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